Total de visualizações de página

quarta-feira, 21 de julho de 2010

BATMAN – O Cavaleiro das Trevas


Direção de Christopher Nolan. Estrelado com alguns atores de BATMAN BEGINS: Christian Bale (Batman), Michael Caine (o mordomo Alfred), Gary Oldman (o comissário Gordon) e Morgan Freeman (o empresário das “empresas Wayne”, Lucius Fox). E mais: Heath Ledger (Coringa), Maggie Gyllenhaal (Rachel), Aaron Eckhart (promotor Harvey Dent).
Nos quadrinhos, o Coringa assassina os pais de Bruce Wayne (Batman). E isso é um dos motivos de Bruce se tornar este herói das sombras.
Porém neste novo filme não é assim. O Coringa surge ao acaso, sem nenhuma referência de sua origem. Mas como a “indústria” do cinema norte-americano não pode parar, ela fez esta versão. Acho que para ratificar grandes atores da nova geração: Christian Bale e Heath Ledger. Pena que Ledger faleceu em janeiro de 2008 e não pôde colher as glórias de seu personagem.
O Cavaleiro das Trevas mantém o mesmo tom sombrio de seu antecessor “Batman Begins”. Diferente dos Batman’s anteriores que apresentavam uma Gotan City muito “surrealista”.
A série televisiva que nos foi apresentada nas décadas de 70 e 80 com os atores Adam West e Burt Ward usava e abusava das cores vivas (vermelho, amarelo, lilás, verde) nos cenários e nos figurinos. O que não acontece com estes dois últimos filmes.
Os Batman’s interpretados nos outros filmes por Michael Keaton, Val Kilmer e George Clooney não chegam aos pés de Christian Bale. Até mesmo o Coringa de Jack Nicholson não chega aos pés de Heath Ledger.
Nos filmes anteriores os vilões é que roubaram as cenas: Jack Nicholson (Coringa), Dany De Vito (Pingüim), Michele Pfeifer (Mulher Gato), Tomy Lee Jones (Duas Caras), Arnold Swazennegger (Mr. Freeze), Uma Thurma (Hera Venenosa), Jim Carey (Charada). Desta vez, herói e vilão estão no mesmo patamar de interpretação.
Heath Ledger está irreconhecível no papel de Coringa. Nem parece aquele pacato personagem de BROKEBAK MOUTAIN. Ele faz uma versão maléfica do Coringa e com poucas risadas. Diferente de Jack Nicholson quando do primeiro filme. Nicholson faz um Coringa debochado e que faz muitas piadas. Ledger neste novo filme é mal, sua maquiagem sempre está borrada, é relaxado nas roupas e se apresenta descabelado. A verdadeira face da loucura.
Neste filme, também, há a origem do vilão “Duas Caras”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário