Total de visualizações de página

terça-feira, 29 de junho de 2010

Carta aos alunos


Esta carta foi publicada como prefácio do livro dos estudantes das turmas 421, 422 e 423 da professora Maria Auxiliadora Rosa (Dôra) da Escola Municipal “Bento Machado Ribeiro” de Betim em 2009.
CARTA AOS ALUNOS
Fui incumbido pela professora Dôra de avaliar as suas redações. É a primeira vez que faço este tipo de julgamento. E me senti na responsabilidade de escolher a melhor em cada turma. Não foi fácil. Todas as redações possuem um bom enredo. Uma boa história. São dignas de se fazerem versões cinematográficas. Digo que não foi fácil porque a maioria das questões tratadas nas redações envolve o dia a dia em que vivemos como violência, as drogas, conflito entre ricos e pobres, preconceito, ódio e perdão, e principalmente, o amor. E percebi que cada texto foi empregado com dedicação. Por isso foi difícil escolher a melhor.
Independente deste meu critério deixo para vocês minha palavra de incentivo para que continuem a escrever. Pois, antes de tudo, precisamos de incentivo para caminhar na longa estrada da vida. Precisamos de orientação de nossos professores e pais para seguirmos na linha certa. Da mesma forma como fui incentivado por meus pais e pela professora Maria do Perpétuo Socorro, em 1982, a trilhar pelo mundo da escrita.
Por isso, nobres alunos, continuem escrevendo, lendo, exercitem o seu poder de escolha pelo que é justo, correto e honesto! É uma tarefa árdua (e prazerosa!) e exige dedicação.

Confecção do livro

A confecção de “este sol rasgado” está no Youtube. Vejam o Luciano Nunes montando meu livro:
http://www.youtube.com/watch?v=N7AIt-MXT10

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Para quem gosta de uma boa pedalada...


“BICICLETADA”

O pedal promovido pelo Aylton Coelho acontece sempre nas últimas sextas-feiras de cada mês. O encontro é na Praça da Estação às 19 horas com saída às 20 horas – com tolerância de 10 minutos. Não paga para participar do passeio.
Consultem os sites:www.fotolog.terra.com.br/amab
www.bicicletada.org

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Nossos curtas

Curtas metragens de Javert Denilson e Osvaldo Gomes.
Divirtam-se!

http://www.youtube.com/watch?v=zcTc_Xe_Hjw

http://www.youtube.com/watch?v=Ts89GwL7TYg

http://www.youtube.com/watch?v=1VfJb4bN8l0

terça-feira, 22 de junho de 2010

3 vezes 2 e vezes 3


Meu pai nasceu no ano de 1933; Em 1966 casou-se com 33 anos; Ele veio a falecer em 1999 aos 66 anos. Ele sempre dizia que nasceu no “dia da cafifa”. E eu nunca o entendia. 3 e 3 o tempo de Cristo por esta Terra.

O efeito

Em 1955, o cientista Iulii Khariton posa ao lado do protótipo da primeira bomba de hidrogênio, na cidade de Arzamas 16, situada a 400 km de Moscou.

O projeto da bomba fora um sucesso. Os resultados impressionantes. A mais devastadora arma nuclear da época estava pronta para ser usada.

Entretanto, Khariton parece apreensivo. Sua fisionomia preocupante revela o temor diante da bomba. Ou será o medo do fracasso que resultaria em seu fuzilamento perante as ordens de Stálin? Sua expressão revela o medo de ambos os fatos.

Talvez ficasse feliz com seu projeto realizado. O objetivo alcançado. Mas seu projeto aniquila várias pessoas de uma só vez. Talvez impedisse o avanço tecnológico desta arma. Mas seu fracasso poderia ser também a sua sentença de morte. O que fazer? Talvez devesse se sacrificar em nome da humanidade. Mas cedo ou tarde alguém desenvolveria tal bomba. Como todo gênio incompreendido e pressionado pelas forças governantes de países autoritários Khariton assim o fez. Entre realizar uma grande proeza, preferiu fazê-lo – e ter que morrer sem tentar – ou morrer do mesmo jeito fracassando.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Livro Artesanal


Opúsculo confeccionado artesanalmente. Trata-se de uma miniatura de tratado pseudo-filosófico-intimista-pessimista. Segundo livro independente do autor.

Dados Técnicos:

Título: Este Sol Rasgado

Autor: Javert Denilson

Ilustrações: Alfred Gouker

Edição: 1ª edição

Ano: 2009

Páginas: 16

Formato: Brochura

Tamanho:138 x190mm.

Capa em papel cuchê, miolo em papel sulfite(p&b)

Classificação categórica: Contos

Tiragem de 100 exemplares.

Por que escrevo?


Pelo prazer de construir frase atrás de frase. Escrever uma carta, contar as novidades, mandar notícias. Saber seu gosto, seu sabor – saborear as palavras. Descobrir o seu “saber”. Sorver da sabedoria da língua enquanto posso – enquanto respiro. Senti-la como carne que vibra, que se movimenta – corpo ligado a outro corpo. Uma palavra, depois frases, depois orações, depois períodos, depois texto – o texto é o alimento da imaginação. A língua enquanto escrita fadada ao impresso de suas letras numa folha branca. Pelo prazer de criar um texto e depois de pronto lê-lo com satisfação. De criar uma bela história. Escrever é uma situação solitária. De ficar sozinho, dentro do quarto, em silêncio. Colocar tudo no papel o que está borbulhando na cabeça e que insiste em sair. Escrevo para conhecer-me a mim mesmo. Escrevo como maneira de desabafar aquilo que está preso em mim. Escrever é como a busca de mim mesmo perdido na multidão. A busca de mim mesmo nesta imensidão de planeta à procura de tudo – a busca da incompletude. Escrevo porque é mais fácil para eu escrever do que falar. Escrevo por que é uma delícia escrever.

Também faço parte destes blogs:

http://www.sociedademutuante.blogspot.com/
http://poesiadelivery.blogspot.com/
http://museunacionaldapoesia.ning.com/

Leitura...


Nunca fui um bom leitor e até hoje levo esta marca. Leio muito devagar. Enquanto meus amigos lêem um livro em um mês, eu gasto dois meses. Meu tempo de estudante juvenil, lia por obrigação, pois detestava ler. Lia livros na escola para fazer provas dos mesmos no final do bimestre. Nesta época os livros que influenciaram minha vida foram: 20 Mil Léguas Submarinas e a Ilha Misteriosa de Júlio Verne, e David Cooperfield de Charles Dickens. Na fase adolescente/adulto, Vidas Secas de Graciliano Ramos; Incidente em Antares de Érico Veríssimo; Noite na Taverna de Álvares de Azevedo. Difícil enumerar outros livros e são tantos que também influenciaram a vida de muitas pessoas.

Nobres leitores


-->
Meus caros leitores, este blog fala um pouco de tudo. Cinema, literatura, ciclismo, crônicas, o mais variados temas & Afins. Boa leitura!