Total de visualizações de página

terça-feira, 18 de julho de 2017

A GAROTA DINAMARQUESA



A Sociedade Brasileira de Psicanálise de Minas Gerais – SBPMG exibiu o filme A GAROTA DINAMARQUESA do diretor Tom Hooper tendo os atores Eddie Redmayne e Alicia Vikander nos papéis principais. Após a exibição, a película foi debatida pelo Dr. Fernando, médico e professor da UFOP e Drª Maria Bernadete, psicanalista.

Baseado em um fato real, A GAROTA DINAMARQUESA conta a história do casal Einar e Gerda Wegener, ambos dinamarqueses e artistas plásticos. Einar ficou conhecido por ser o primeiro homem a se submeter a uma cirurgia de mudança de sexo.  Gerda, sua companheira fiel, acompanhou a transição do marido até ele deixar sepultar seu lado “homem”.

O filme mostra o nítido sofrimento da personagem que se enxerga não mais como a um homem e sim como uma mulher. Mas como Einar viveu num período de trevas (anos 1920 e 1930) tanto como no campo médico como no social, as dificuldades foram extremas. Numa época onde os médicos eram incapazes de compreender o sofrimento destas pessoas que são os transgêneros: aqueles(as) que “identificam com um gênero diferente daquele que corresponde ao seu sexo atribuído no momento do nascimento”.


O filme de Tom Hooper é de uma delicadeza ímpar e possui uma belíssima fotografia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário