Total de visualizações de página

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

CORPO FECHADO


O amigo de meu pai, o Sr. Nelson, possui uma curiosa cicatriz em forma de “x” na parte superior de sua mão, próxima ao dedo indicador. Dependendo do lado de quem a vê é uma cruz. Um sinal sagrado. Meu pai disse que é sinal de corpo fechado. Ou seja, tem o corpo fechado para a morte. Para ser mais específico disse-me que ele sai ileso de alguns acidentes. Ele não teme a morte. Parece que nem liga para tal fato. Hoje ele está com 80 anos de idade e eu sei que passara por acidentes terríveis, principalmente em acidentes de trânsito. Com o tempo procurei manter minha mente aberta para isso.
É o que parece acontecer com David, personagem do filme CORPO FECHADO (Unbreakable, EUA, 2000). O filme é estrelado por Bruce Willis, Samuel L. Jackson e Robin Wright Penn e dirigido pela revelação na área do suspense o indiano M. Night Shyamalan. O jovem diretor – que também produziu e escreveu este drama – chamou o ator Bruce Willis para estrelar seu filme. Isso graças à parceria de sucesso que ambos alcançaram com o filme O SEXTO SENTIDO. Shyamalan consegue transformar dois “durões” (Bruce Willis e Samuel L. Jackson trabalharam juntos em DURO DE MATAR 3) em personagens – aparentemente frágeis – à procura de si mesmos em busca de uma razão para suas vidas. Elijah (Samuel L. Jackson) nascera com uma doença rara em que os ossos de seu corpo se quebram com facilidade. Ele passa boa parte de sua vida em casa, com medo de sair para rua e se machucar, tendo apenas como companhia sua mãe e os gibis de super-heróis. Quando chega à fase adulta torna-se um perito em quadrinhos. Um colecionador de gibis com profundo conhecimento sobre o assunto e um desenhista de primeira qualidade. Elijah nutre o desejo de ser um herói, pois Super-Homem, Thor, Homem-Aranha e tantos outros não são fortes (e inquebráveis)?
David (Bruce Willis) é um homem que apesar de sofrer acidentes incríveis sempre consegue sair vivo. (O que me faz lembrar do Sr. Nelson no início deste artigo). E o que é mais surpreendente: David não se machuca. “Unbreakable” que significa “inquebrável” nos faz pensar o que o diretor quer. Um homem que se quebra com facilidade e outro que é inquebrável. A ligação entre Elijah e David é curiosa e o final... surpreendente.
Se compararmos os dois filmes O SEXTO SENTIDO foi o melhor em minha opinião. Mas CORPO FECHADO tem seu ar de mistério que encanta o espectador louco para saber como será o final. Não é o que todos esperam ver de um filme de suspense? O diretor faz uma pequena ponta no filme, como fez em O SEXTO SENTIDO. Será uma marca sua na película como fazia Alfred Hitchcock? Basta lembrar que ambos trabalham o mesmo tema. Com certeza Sr. Nelson gostará muito deste filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário