Total de visualizações de página

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

PEDAL DA PIEDADE




-->
RESENHA
Rud’s – 10 de outubro de 2010
Padrinho: Aylton Coelho
Grau de dificuldade: médio/pesado
Percurso: +- 140 Km
Rumo à: Serra da Piedade
O encontro para mais um RUDs (Rolé Urbano de Domingo) foi na barraca do Baiano às 7h30 e saímos às 08h. Seguimos pela Avenida Andradas rumo a Sabará. Os participantes foram Aylton, Renato, Fernando Briseno, Guilherme Tampieri, Augusto, Ricardo Vilaça, Gustavo, Claudiney, Guilherme Lisboa, eu e Rodrigo.
Depois de passarmos por Sabará, começaram as subidas e seguimos rumo a Caeté. Durante este trecho aconteceram dois fatos: o Augusto perdeu a carteira no percurso e teve a primeira câimbra. Nada que um bom descanso possa resolver. Augusto pedalou de calça jeans – não muito apropriado para este tipo de esporte. E a carteira no bolso de trás... já era.
Continuamos o pedal e chegamos inteiros a Caeté. E sem perder tempo seguimos rumo à Serra da Piedade. Estrada longa. Asfalto liso. Bom pra pedalar. Mas inclinada, bastante inclinada. Subimos, subimos e subimos. Alguns trechos eu e Augusto empurramos as bikes.
Chegamos à entrada da Serra da Piedade e iniciamos a longa subida. Asfalto rugoso. O pessoal se distanciou. Claudiney tirava fotos dos macacos que gritavam dentro das matas. E por fim, acabou se distanciando.
Centenas de vaqueiros e vaqueiras montadas em seus cavalos desciam a serra enquanto nós – Augusto, eu e Ricardo – empurrávamos as magrelas. O Ricardo foi com sua tradicional Caloi Speed e naquele terreno e naquela ladeira, não foi brincadeira. Mesmo assim, Ricardo se distanciou de nós e o Augusto teve câimbra nas duas pernas. E foi mais do que um descanso, pois se deitou no chão, pernas esticadas, enquanto as pessoas desciam rumos aos ônibus que as esperavam.
Empurramos quase todo o percurso e chegamos enfim ao topo! Estava exaurido, para não dizer outra palavra. E com sede, muita sede. Fomos direto ao restaurante, pois já estava fechando. Acabamos com o restante da carne e dos legumes. E depois de uma garrafinha de água e duas latas de soda limonada, descanso de uns 40 minutos, iniciamos a descida. E foi rápida. Em termos de comparação: gastamos 50 minutos do início da serra até chegar ao topo e 06 minutos para descer o mesmo trajeto.
E na entrada da Serra, Claudiney seguiu rumo à BR-381, pois segundo ele, chegaria mais cedo em casa. E o restante continuou o pedal até Caeté. Em Caeté, o Fernando Briseno seguiu para Barão de Cocais. Os nove ciclistas seguiram de volta a Sabará e a BH. Saímos às 08 horas da manhã e chegamos à Avenida Silviano Brandão com Avenida Andradas às 20 horas – quando eu e Augusto nos separamos da turma. Nenhum acidente, nenhum transtorno, nada atrapalhou o passeio.
Até o próximo pedal!

3 comentários:

  1. Bem saudável a iniciativa. Suponho que vocês tenham apreciado belas vistas.
    Um Bom final de semana.
    abraços

    ResponderExcluir
  2. só uma errata,do portão da serra até o topo foram uma hora e meia de subida.e da andradas,com as paradas,até o topo do santuário ,7 horas de cicloviagem,na volta passando por ravena 381,+5 horas até chegar em casa,e faltando 3km pneu furado.fotos cicloviagem:orkut voando baixo para venda nova.valeu javert,um abração amigo.claudiney

    ResponderExcluir